quarta-feira, 1 de setembro de 2010

EDUCAR É VIVER...

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


       A Escola Municipal Professora Lucília de Assis Santos, foi fundada no ano de 2004, durante a gestão do Prefeito José Aldemir da Cruz. Recebeu este nome em homenagem a Professora Lucília, a qual atuou mais de trinta anos como educadora da rede publica e municipal na cidade de Esplanada, localiza-se a Praça Santo Antonio S/N- Timbó. Esplanada - Bahia. A mesma é mantida pela Prefeitura Municipal de Esplanada, administrada pela Secretaria Municipal de Educação.


Dados cadastrais da unidade escolar


Unidade escolar Escola Municipal Professora Lucília de Assis Santos
Endereço Praça Santo Antonio
Telefones 75- 34273445
E-mail
Home-page http://luciliadeassissantos.blogspot.com
Cadastro no MEC/Inep 29435633
Autorização de funcionamento Decreto 215 de 27.11.2003
Classificação IDEB 2.9
Modalidades de ensino Fundamental e Médio
Quantitativo de alunos 1025




ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA




      A escola Professora Lucília é de grande porte. O organograma da escola, ou seja, a escola organiza as funções existentes dentro do seu quadro de funcionários, distribuindo os trabalhos de acordo com a função que cada um exerce ao quadro, sendo que todos têm consciência que trabalhar em conjunto para melhorar o desenvolvimento da unidade escolar.
     A gestão desenvolve na unidade, segundo a ordem hierarquia que existe em todo o estabelecimento de ensino, procurando trabalhar a diversidade cultural e humana, levando em conta a realidade do meio em que trabalhamos, levando o educando a valorizar a sua comunidade, modo de vida e ele mesmo como pessoa capaz de transformar para melhorar tudo o que existe ao seu redor, dentro das possibilidades que lhe são apresentadas.
     Esta instituição de ensino é gerida por uma equipe formada por uma diretora e uma vice-diretores, que trabalham em turnos específicos, uma equipe de apoio pedagógico, secretaria e corpo docente.



     Organograma da unidade escolar




ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A escola possui 10 salas de aula, secretaria, quadra de exporte, cor redores, cozinha, sanitários femininos e masculinos, sanitários para professores e um laboratório de informática.
Recursos da unidade escolar
Tipo do recurso Descrição Quantidade

Equipamentos TVs 03
Retro projetor 01
Data show 01
Antena parabólica 01
Retroprojetor 02
Mimeografo 02
Impressora a laser 03Ventiladores 10
Luneta astronômica 01
Microscópio 01
Grafoscope 01
Visograf Opton 01
Material didático Globo 02
Livros didáticos -Vários
Mapas- Vários 
CDs -Vários DVDs-Vários
Mobiliário Mesas- ´19
Cadeiras-Várias
Armários- 06 


PERFIL DOS ESTUDANTES

     A caracterização sócia demográfico dos alunos mostra que o grupo e predominante formada pelo sexo feminino e que concluem o fundamental I com idade de 13 a 17 anos, no fundamental II com idade de 15 a 19 anos, e na Eja de 15 a 60anos.
    Os estudantes, de um modo geral, não possuem um padrão de vida elevado, sendo habitantes, em sua maioria, do bairro de Timbó e alguns da zona rural do município, com moradia simples e, em alguns casos, moradores de casas populares. Vivem basicamente da agricultura e de programas assistenciais do governo federal, principalmente bolsa família e bolsa escola. Além disso, muitos pais trabalham como autônomos. De acordo com as atividades desenvolvidas pelos pais, a renda familiar varia bastante. Infelizmente, os estudantes possuem perspectiva de vida bastante limitada o que remete ao alto índice de gravidez na adolescência, evasão escolar e repetência, entre outros fatores, interferindo direta e indiretamente na estrutura familiar e contribuindo para as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem. Estas incluem dificuldades de assimilação, interpretação e compreensão e, até mesmo, comunicação, o que pode ser conseqüência da cultura não leitora da comunidade.
      O município não oferece muitas possibilidades de atividades de esporte e lazer, mas os estudantes demonstram bastante interesse pelo futebol. A opção religiosa não é algo marcante no ambiente escolar, porém a grande maioria é seguidora da religião católica. Infelismente, o pior problema entre os estudantes e  um dos principais motivos da violência escolar, está no uso e no tráfico de drogas (ilícitas ou não). Muitos alunos usam e comercializam drogas dentro e nas proximidades da escola. Isso também atrai maus elementos para os arredores da instituição. Enfim, o que a escola percebe e busca é a sua participação mais efetiva no dia-a-dia da comunidade e atraí-la também mais efetivamente ao seu cotidiano; esta dinâmica pode ser o caminho para a melhoria no perfil dos estudantes, possibilitando a elevação da auto-estima dos mesmos para que percebam que podem contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.



PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO


       A comunidade a qual pertence à escola Professora Lucília de Assis Santos é de extrema importância para a história do nosso município, por ser ela onde tudo começou, as transformações pelas quais ela passou não foram tão significativa em alguns setores. Hoje a comunidade do Timbó, é o maior bairro tem uma estimativa de sete mil habitantes, onde na sua maioria de classe básica que tem como sustento do plantio a mão de obra braçal alguns sendo empregados na prefeitura municipal, porém a economia perpassa pela ajuda milagrosa da bolsa família.
       Assim se tratando de economia retrata-se o comércio local que constituem-se de bares, pequenas vendas de produtos domésticos e padarias de pequeno porte, tendo assim, a comunidade ter que deslocar para o comércio central. Este deslocamento na sua maioria de bicicleta, moto taxi, ou até mesmo a pé.
      Quando se fala em infra-estrutura ela perpassa por um crescimento desgovernado, sem redes de esgoto, casas mal projetadas em locais de difícil acesso, distante até mesmo de uma condição humana.
      O bairro Timbó traz consigo um pequeno posto de saúde, uma igreja católica, tendo como padroeiro Santo Antônio e diversas outras religiões e entidades. Por ser uma comunidade de grande porte é o único bairro que tem em seu entorno seis escolas públicas, uma creche e uma escola particular, onde se encentram todas super lotadas, precisando de reformas estruturais e até que se aumente o número de escolas, pois cada ano a demanda de alunos aumenta.
     Além do que aqui citado em bairro carente de segurança, esporte, lazer, cultura. Tem três grandes festas: Reis, Dois de Julho, Festa do Padroeiro, tendo olhares voltados da população e cidades circo vizinhas.

2 comentários:

  1. Olá! Sou professora Fernanda Nery. Estou gestora da Escola Lucília no turno noturno, trabalhando democraticamente com diálogo e muito respeito. A gestão democrática é efetivada quando a comunidade é convidada a participar das decisões escolares junto ao corpo docente e demais funcionários. Parece-me um claro exercício de cidadania. Na administração deve-se ter um conjunto de normas e princípios é onde se tem o controle dos recursos de toda a natureza. Também não acredito que o que serve para a gestão também sirva para a administração. Os objetivos são extremamente antagônicos, pois a empresa visa à ampliação do capital enquanto a escola objetiva a socialização do conhecimento historicamente construído.

    ResponderExcluir
  2. Muito se discute sobre essa questão, e ainda é alvo de polêmica a utilização dos termos "administração escolar" e/ou gestão escolar", mas se torna evidente para mim e acredito que para a maioria das pessoas que os dois termos não podem ser considerados equivalentes, não pelo menos na contemporaneidade onde já podemos perceber como as escolas têm deixado de ter administradores, aqueles que concentram o poder em sua pessoa e passaram a ter gestores, pessoas com espírito democrático e participativo, que ao invés de agir de forma autoritária e individual, atuam de forma coletiva, participativa. Delegam responsabilidades, dividem tarefas, consultam os membros envolvidos no processo educacional, enfim decidem a partir os interesses de toda a comunidade escolar, visando o bem da coletividade.

    ResponderExcluir